segunda-feira, 8 de março de 2010

Os pecados da língua e o dever de refreá-la (Tiago 3)

          Este texto do livro de Tiago se inicia com um alerta para quem prega a palavra de Deus: essas pessoas são constantemente confrontadas com aquilo que elas compartilharam, seja pelas outras pessoas, seja pela própria consciência. A palavra de Deus é uma espada, mas sem cabo. Ela corta primeiro aquele que a maneja. O pregador erra. "Todos nós erramos em muitas coisas". Dentre os erros que cometemos, a língua é resposnsável pelos mais importantes deles.
          Que autoridade é essa a autoridade da língua? Por que a mão não tem essa mesma autoridade? O problema da língua é que ela é o órgão que comunica. É ela que estabelece vínculos. No Reino de Deus, os vínculos tem a maior importância. Não podemos ferir as pessoas em nome da honestidade. Se a honestidade não estiver a serviço da lealdade, existe crueldade. (H-L=C, segundo nosso amigo Luizera). Nós sabemos que Deus se revela através dos vínculos e estes se dão principalmente pela comunicação verbal, se você consegue refrear sua língua, você pode revelar mais a Deus.
          A sua língua pode mudar seu coração? Aquilo que você fala pode mudar sua consciência, suas intenções? Provavelmente não. A língua sozinha não muda um coração indisposto. Mas ela pode mudar um coração sinceramente disposto. Não interessa se ele é seu, ou meu. Podemos ministrar nas nossas próprias vidas, ou nas dos nossos irmãos.
          Às vezes tentamos ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas e elas simplesmente não mudam, pois seus corações não estão quebrantados. Nós não somos capacitados para identificar a quantidade de disposição necessária para mudar um coração, isso varia de pessoa para pessoa. Não disanime quando semear e tiver a sensação de que não valeu de nada... talvez ela esteja suficientemente disposta, talvez não. Semeie sem se preocupar com isso.
          E como podemos controlar nossa língua? Tratando nossos corações. Devemos buscar sabedoria divina para curar nossos pensamentos e nossos corações. Tratando em Deus nossas intenções, nossos desejos, motivações. Para quê estamos fazendo as coisas? Para quê nos relacionamos. Para quê quero receber o que eu quero receber? À medida que deixarmos o egoísmo, e o amor passar a fundamentar nossos interesses e corrigindo-os, as coisas que revelarmos, pensarmos, falarmos, serão diferente. Toda sabedoria que é voltada para si mesma e não para o irmão, é demoníaca e terrena.
          Como "dever de casa" procure corrigir suas intenções, mudar seus interesses no sentido de buscar o melhor pro seu próximo! Um grande abraço a todos!!

2 comentários:

  1. Nossa Carol, vc escreveu muito bem sobre tudo que falamos ontem. É isso aí, vamos refrear nossa lingua, tratar nossas intenções, nossos desejos e sobretudo nosso coração. Pq a boca fala aquilo que o coração está cheio. Pêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee pra mim, hauhauahuahua. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Benção Carol... Este texto de Tiago 3 sempre falou muito forte ao meu coração! às vezes, falamos coisas que podem destruir uma pessoa!!! A palavra tem esse poder... porque se ela sai do coração (né thaís?!), ela atinge também o coração!!!
    Que Deus nos dê sabedoria para transformar o nosso coração, para conseguirmos revelar tanto nas nossas ações, quanto nas nossas palavras, o que temos aprendido de Deus!
    Gente, saibam que é um prazer aprender com vocês... Amo :)

    ResponderExcluir