quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O Sal da Terra

Disse Jesus:
"Vós sois o sal da terra. Se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5.13).

O sal é útil para dar sabor e também para conservar os alimentos. Houve tempos em que as pedras de sal eram usadas até como moeda corrente (daí veio a palavra "salário" - viu? Danilo também é cultura!).
Jesus disse que os cristãos são o sal deste mundo, mas para que o sal possa ter alguma utilidade é preciso que ele saia do saleiro; precisa se misturar à massa.
Isso nos leva a refletir sobre nossa participação e atuação em nossas comunidades. Não apenas nas comunidades cristãs, mas ao nosso convívio com a sociedade de modo geral. O cristão não deve ser uma pessoa isolada, alienada, distante de tudo e de todos. O sal precisa se misturar. Você precisa saber o que está acontecendo, precisa dar sua opinião, precisa participar.
Existem irmãos que vivem fugindo de todo tipo de contato, seja no trabalho, seja na escola, seja no bairro onde moram. Evitam conversar sobre questões políticas, culturais, esportivas, etc, tudo em nome da "santificação". Louvável motivo, mas infeliz atitude. Só através da participação poderemos influenciar este mundo, dando-lhe sabor. E valor. Jesus orou ao Pai a favor dos discípulos, dizendo: "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal". (João 17).
Em João 2, temos o relato da participação de Cristo em uma festa de casamento. Ali, o Mestre realizou seu primeiro milagre, o que resultou em glória para o reino de Deus. Imagine se Jesus recusasse todo tipo de convite! Perderia muitas oportunidades de fazer a obra de Deus. Aí está um detalhe importante: como agimos nos lugares onde vamos? O que fazemos? Já pensou se, naquela festa de casamento, os discípulos começassem a se embriagar e fazer besteiras...? Jesus ficaria envergonhado. E não é assim que ele tem ficado muitas vezes em relação às nossas ações?

Existem certos ambientes que não são apropriados. Certos assuntos são, por si mesmos, abomináveis e determinados eventos poderão ser prejudiciais. Alguns tipos de compromissos podem ser contrários à nossa aliança com Deus. Então, pense bem. Jesus nos chamou de "sal da terra" mas não mandou misturar sal e terra. Esse é o sal que cai ao chão, e é pisado pelos homens. É o cristão que se corrompe, tornando-se motivo de vitupério para o nome de Cristo. É o que dá motivo para aqueles comentários que todos conhecemos: "Tá vendo? E ainda por cima é crente...", "É por isso que eu não confio em crente", ou "Crente é tudo ".
O sal precisa se misturar, mas não com tudo, e nem de qualquer maneira. Então, como definir essa questão? Saia do "saleiro", mas não vá a qualquer lugar! Faça alguma coisa, mas não faça qualquer coisa! Aceite alguns convites, mas não aceite qualquer convite. Em caso de dúvida, peça a orientação do Espírito Santo, ouça a sua consciência, solicite o conselho pastoral. Devemos pedir a Deus sabedoria diante de cada situação, de modo que possamos cumprir bem o nosso papel sem que sejamos motivo de escândalo para o evangelho.

Em testemunho da Verdade
--Danilo.

2 comentários:

  1. Amor do céu... que complexo!!! Que Deus nos dê discernimento para sabermos como devemos agir para levarmos pessoas a conhecer a Cristo e não escandalizá-las e afastá-las do Evangelho!!! Isso é muito importante, é uma tarefa para nós cristãos... e só Deus com sua misericórdia para nos ensinar!!! Adooorei...
    Amor, não podia deixar de comentar: vc adora palavras difíceis né... "vitupério"!!! Ai ai ai... ainda bem que existe dicionário! huahuahuahau

    ResponderExcluir
  2. Moçadinha!! Muito boa essa iniciativa. Em breve vou colocar uns posts aqui. Muito bom termos um espaço para comunicarmos aquilo que Deus tem nos revelado!! Aproveitem e deem uma chegadinha no meu blog: www.escrevendoavisao.blogspot.com

    Abraços,
    Júnior

    ResponderExcluir