terça-feira, 16 de março de 2010

As motivações certas

“Os homens guerreiam por causa de seus deleites (Tiago 4, 1)”.

Tudo que há de conflito na nossa vida tem origens nos prazeres que militam em nossa carne. Tanto as lutas interiores quanto as lutas que travamos entre nós. Mas de onde vêem esses desejos?

Nós somos formados por muitos desejos, nossos corações são desejosos, Deus nos criou dessa forma. Acontece que Deus criou o homem para amá-lo, Deus criou o homem nessa perspectiva, a de receber. Por isso o homem deseja. Porém, o homem só encontrará, de fato, seu propósito recebendo DE DEUS. (“O inferno é viver sem Deus”). Mas o propósito de receber não deve ser voltado para si próprio, o nosso grande problema é que exercemos nossos desejos egoisticamente. Não fomos criados para agir assim. Deus exerce seu propósito de nos amar também por meio do irmão. Um dos planos de Deus é esse: que recebamos de Deus para exercer amor na vida do irmão e ele também receba. Dessa forma nos assemelhamos a Deus. O grande problema é que não temos o que dar. Isso mesmo! Não temos o que dar!! O que, de bom, poderíamos oferecer que não vem de Deus? Qualquer oferta de amor, necessariamente, vem de Deus. Além disso, nós devemos receber de Deus, na perspectiva de alegrá-lo, essa é nossa motivação: a de alegrar o coração do Pai. Dessa forma, se Deus “cortar o benefício” que Ele vem te oferecendo, isso não faz nenhuma diferença para você, pois a sua intenção, desde o princípio, era a de alegrar o coração de Deus, e não a de receber. Essa dinâmica sistêmica é a chave que “destrava” esse texto, de Tiago 4.

Todas essas questões parecem extremamente incompatíveis com nossa vida cotidiana, não? Será que, então, não nos é lícito, por exemplo, trabalharmos por um carro, ou uma casa? Muita atenção aqui: Nosso objetivo não é epiritualizar as coisas materiais, mas materializar as coisas espirituais! Isso quer dizer que devemos nos mover pelos objetivos espirituais, se você tem um carro x ou y não deve fazer diferença alguma, se você está sintonizado com as motivações de Deus. Veja bem, comprar um carro x ou y NÃO DEVE fazer diferença espiritualmente, MAS É UM PROBLEMA se esse desejo estiver revelando uma motivação ruim.

A palavra “oração”, em hebraico, significa julgar a si mesmo. Esse é o primeiro passo, irmão. Façamos uma avaliação sincera em nossa vida e enxerguemos quais são as nossas motivações. Você deseja as coisas que você deseja para alegrar o coração do pai? Ou para abençoar o irmão? Ou isso não reflete nada mais profundo na sua alma? Ou você deseja as coisas que você deseja simplesmente para atender as cobiças da sua alma? Quanto mais sincera sua análise, mais profunda sua oração. Que a paz esteja com vocês.

5 comentários:

  1. Show de bola moçada. Esse blog está sendo bênção pra mim. Afinal, não me sinto tão longe de vocês. Tenho acompanhado semanalmente as postagens.

    Deus abençoes vocês,
    No amor consolador e eterno do Pai,
    Júnior

    ResponderExcluir
  2. Benção Carol... essa é minha luta diária!!! Saber alegrar o coração do Pai, não fazer as coisas para mim, saber compartilhar as bençãos!!! Peço sempre ao Pai para me ensinar a amar como Ele ama!!! Mas, não é fácil!!! Eu sei que é simples, mas não fácil!!!
    Só Deus mesmo com sua misericórdia para nos ensinar e não perder a paciência conosco!!! kkkkkkkkkkkk Chicletinhos amo muito vocês!!! Júnior e Mel vcs fazem falta viu?!?! Mas, fico muito feliz de vocês estarem em Goiânia... Beijão a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom demais hein Carol, eu não teria coordenação pra ouvir e escrever ao mesmo tempo, hahaha. Adorei a frase "Nosso objetivo não é epiritualizar as coisas materiais, mas materializar as coisas espirituais!". Beijo. Saudade dos chicletes ausentes.

    ResponderExcluir
  4. Nooooosso Deus, escrevi um mega comentário e perdi tudo! É jeca mesmo! Heheheh, bom, não vai sair tão bonitinho, mas eu estava escrevendo o quanto´vocês são importantes pra mim, o quanto Deus usa vocês, enquanto grupo, pra abençoar nossa casa, nossos escontros, aqui ou pessoalmente, alimentam muito nosso coração, queria agradecê-los por isso. Júnior e Mel, bom demais encontrar com vocês aqui! Thatha e Amandita, vamos marcar um cafezinho! Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Ou!!!! E eu??? Também quero um cafezinho!!! Hehehehe!! Bão demais acompanhar vocês! Beijos, Ludo.

    ResponderExcluir